1.2 A quem se destina este guia?

Comece a pensar em questões-chave. Compreender o benefício de um planejamento cuidadoso e de assumir riscos financeiros.

Nos módulos do guia Monte seu Próprio Negócio Criativo e Bem-sucedido, você encontrará informações e dicas, além de uma série de exercícios e atividades que elaboramos para ajudar vocês a explorarem e desenvolverem suas ideias de negócios e a narrarem a “história” desses empreendimentos.

  • O que devo fazer para que meu negócio dê certo?
  • Por que meus clientes vão se interessar e como vão se beneficiar?
  • Como posso ganhar dinheiro para que seja produtivo a curto, médio e longo prazos, ou seja, sustentável?

Perceber oportunidades, criar novas ideias e ter confiança e capacidade para transformar essas ideias em algo real e que funciona

Nixon, 2004

Ao conceber uma ideia para um empreendimento, você assume riscos, resolve problemas e concretiza ideias. É disto que se trata o negócio na verdade.

Ter um objetivo claro, além de perseverança e paixão pelo que você quer alcançar irá ajudá-lo ao longo do caminho:

A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo … Em cada história de sucesso, você encontrará alguém que tomou uma decisão corajosa.

Peter F. Drucker, educationalist and author

Começar um empreendimento pode ser um desafio.

Familiarizar-se com a linguagem financeira e os processos da área será de grande ajuda e permitirá que você articule e discuta suas ideias de forma segura com parceiros, fornecedores, clientes, usuários e instituições de fomento.

Os métodos tradicionais de desenvolvimento de negócios envolvem abordagem a gerentes de banco, organizações de apoio ao empreendedor, familiares e amigos, e é bem provável que todos lhe peçam para apresentar um planejamento de negócios, principalmente antes de investir em sua ideia.

Comentários