1.3 Por que é diferente de outros guias de negócios?

Encontre o seu caminho dentro do guia Monte seu próprio negócio criativo e bem-sucedido

Na hora de definir e descrever seu empreendimento, o planejamento de negócios pode parecer rígido e complicado.

No guia Monte seu Próprio Negócio Criativo e Bem-sucedido, optamos por uma abordagem diferente, reunimos formas de planejamento que aproveitam suas habilidades criativas para auxiliar você a criar o seu empreendimento. Os principais elementos são:

01 Módulos Práticos

Além do módulo introdutório, há outros três voltados para a prática. Eles ajudarão você a formular a ideia, explorar seu modo de funcionamento e desenvolver um modelo de negócio adequado às suas aspirações.

02 Folhas de atividades

Cada módulo contém duas ou três folhas de atividades para você explorar os principais pontos do seu empreendimento através de projeções.

Quando as pessoas entram em contato com a economia criativa, tem um ideal por trás e ele é muito importante porque vai te guiando. Mas existe um momento em que a gente tem que pensar como um homem ou uma mulher de negócios; de fazer as coisas acontecerem, de como unir seu ideal ao lucro. Planejamento é fundamental tanto quanto acreditar que vai dar certo.

Bruno de Oliveira, Grajaú, São Paulo. Um dos criadores do aplicativo Cadê o Ônibus

Módulos práticos

Este é um resumo dos módulos. Recomendamos que você os utilize na ordem apresentada. Assim seguirá um caminho lógico que vai desde a concepção da ideia até questões práticas de marketing e finanças.

  • Em Como começar a montar um negócio criativo, você vai definir os valores que deseja ver concretizados no seu empreendimento e formular uma missão. Depois vai pensar em sua ideia como uma oportunidade real de negócios e nos possíveis clientes. Leia Mais
  • Em O que você precisa para fazer seu negócio dar certo, você poderá identificar as pessoas com quem precisa fazer contato e se relacionar. A ideia é analisar as diferentes partes do seu empreendimento, ver como se encaixam e em que ponto será necessário criar relações comerciais para fazê-lo funcionar. Leia Mais
  • Em Falando para o cliente e mantendo-se no mercado, encontrará várias maneiras de falar com os clientes e de vender, assim como uma forma de gerenciar seu fluxo de caixa para garantir solidez nas finanças. Leia Mais

Folhas de atividades

É um modelo visual do processo do negócio, que pode conter um gráfico, uma imagem, um objeto ou uma expressão matemática. As folhas de atividades de cada módulo foram elaboradas com o objetivo de ajudar você a desenvolver e explorar diferentes aspectos do seu negócio a fim de compreender, descrever e fazer previsões de como ele pode dar certo. Você vai utilizá-las para trabalhar suas ideias e transformá-las em produtos e serviços que as pessoas buscam. A intenção é pensar no que você tem a oferecer, para quem deve oferecer e como envolver essas pessoas para gerar renda a partir do seu empreendimento.

Com as folhas de atividades, você vai explorar as seguintes áreas do seu negócio:

Percebi que é muito importante vender a nossa ideia; o curso vem para organizar o artista, e hoje eu consigo negociar, é isto eu não sabia fazer. Agora tenho meu espaço que é também um ponto de cultura onde mostro a minha cultura.

Isidro Sanene, imigrante angolano e artista plástico, M’Boi Mirim, São Paulo.

Cada uma das planilhas é descrita nas seções a seguir.

Cada folha de atividade levanta questões cruciais para o seu empreendimento. Trabalhar esses pontos como exercício, ajudará você a construir uma imagem convincente do seu futuro negócio para si mesmo e para os outros. Você pode preencher as folhas sozinho ou com parceiros e amigos. As folhas de atividades estão disponíveis como arquivos que você pode guardar e usar no seu computador ou imprimir quantas vezes você quiser.

No curso, você sai com uma ideia de negócio e aprende a falar sobre ele de forma objetiva e aplicável. Então, eu não tinha apenas um sonho, mas sim um objetivo.

Érica Campanha, designer, Vila Remo, São Paulo. Uma das criadoras do Projeto Colmeia
Comentários