1.4 Como este guia pode me ajudar?

Compreendendo as etapas para transformar sua ideia em um empreendimento.

Quando as pessoas começam a transformar uma ideia em uma ideia de negócios, passam por vários estágios:

Fantasia. Todos nós passamos por um ou outro momento em que percebemos uma coisa que não funciona tão bem quanto poderia ou pensamos em como melhorar nossa vida. Nesses momentos, dizemos coisas como: “Seria muito bom se…”, “Eu tive uma ideia…” ou “Não seria melhor se…?” Na fase da fantasia, temos uma ideia e achamos que talvez valha a pena explorar ou desenvolvê-la um pouco mais.

Visão. Nesta fase, você já tem uma ideia mais clara do que quer, do que o seu empreendimento vai oferecer, de quem estaria interessado em comprar o que você tem e de como você poderia distribuir esse produto. Pode ser necessário pesquisar mais para desenvolver a ideia, inclusive para saber se há demanda para ela.

Realização. Nesta etapa, você testa se sua ideia pode ser um empreendimento sustentável. Pensa em como alcançar seus clientes, com quem será necessário fechar parceria ou se envolver para fazer o negócio atingir seus objetivos, como vai pagar por isso e se o que você vai cobrar será suficiente para o negócio ser sustentável.

Tudo começou como um trocado. Descobri que eu deveria aperfeiçoar meu trabalho, que precisava de um espaço físico. Além disso, resumir meu objetivo em poucas palavras e gerenciar meu negócio.

Cristiane Santana, artesã, Cidade Tiradentes, São Paulo

Operação. Quando chegar aqui, você já estará em atividade e se concentrando em fazer seu empreendimento funcionar na prática. Você fará testes com cada parte do negócio para ver se elas funcionam de modo lucrativo para se chegar à sustentabilidade.

Reavaliação. Depois de um tempo em atividade, você poderá avaliar o desempenho do seu empreendimento. Para planejar seus próximos passos, é bom repensar o valor ofertado e o lucro que isso proporciona ao negócio. Tanto o contexto quanto suas ideias estarão sempre mudando. Assim, é preciso reavaliar suas concepções iniciais sobre seus usuários ou clientes e os modelos de finanças e de negócios.

O processo de desenvolvimento e refinamento da sua ideia de negócios é constante. Embora sua visão muitas vezes fique relativamente estática, você terá que avaliar constantemente a viabilidade dos seus processos de execução e operação em relação às mudanças do mercado e do contexto econômico.

Comentários