1.7 Onde você quer chegar com seu negócio?

Transforme seu plano de negócios em um negócio real para melhorá-lo constantemente revendo e refinando seus planos.

Você agora já deve poder responder com confiança as questões colocadas no início desta jornada:

  • O que eu tenho que fazer para meu empreendimento dar certo? Leia Mais
  • Por que meus clientes vão se interessar e como vão se beneficiar? Leia Mais
  • Como posso ganhar dinheiro para que meu negócio seja sustentável? Leia Mais

Mas isso é só o começo… Você passou apenas pela primeira etapa da jornada da construção do próprio empreendimento. Seguindo os procedimentos do Monte seu Próprio Negócio Criativo e Bem-sucedido, você poderá avançar de uma simples ideia para algo mais próximo de uma ideia de negócios e responder qualquer pergunta que vier a ser feita por pessoas ou instituições interessadas em apoiá-lo.

Algumas dessas perguntas podem ser difíceis, e você terá de colocá-las para si mesmo antes de embarcar num empreendimento. É bem verdade que, depois de passar por este processo, você pode estar com mais perguntas do que respostas. Você precisa refletir se tem condições de dedicar o tempo, a energia e o investimento emocional necessários para fazer seu negócio acontecer. Também é preciso pensar se é o melhor momento da sua vida para montar essa empresa e por quais razões você prefere ser autônomo ou empreendedor a ser assalariado.

Pode ser que ainda tenha muito trabalho de pesquisa e desenvolvimento pela frente antes de estar em condições de começar de fato seu negócio.

Lembre-se, porém, de que há apoio para candidatos a empreendedores. E parte desse apoio é de graça. É preciso avaliar o que é mais valioso para você e como pode fazer o melhor uso possível disso.

Há uma lista de agências de apoio do Brasil  no final deste guia. A lista poderá ficar defasada com o passar do tempo, de modo que é bom atualizá-la constantemente mantendo contato com colegas.

Vale lembrar também que rever os modelos e exercícios que você fez é um bom treino. Os planos de marketing e de negócios devem ser reavaliados regularmente e modificados de acordo com o desempenho para garantir que tanto os objetivos de curto quanto os de longo prazos sejam atingidos. À medida que seu plano de negócio evolui, inevitavelmente vai se modificar. Então, vale a pena revisar as bases de vez em quando para conferir se você está indo na direção certa.

Comentários