1.8 Que tipo de empresa abrir?

Escolha o tipo mais adequado de empresa para seu negócio.

É importante pensar no tipo de empresa que você vai abrir. Abaixo, um resumo das mais comuns no Brasil.

Empreendedor Individual

Na condição de empreendedor individual, você é autônomo e independente, e todo o lucro da empresa fica para você. É fácil montar seu negócio e começar a operar. No entanto, sua responsabilidade será ilimitada, e você terá de arcar pessoalmente com todos os débitos contraídos pelo seu empreendimento.

Para conhecer o site oficial do Empreendedor Individual no Brasil, clique aqui: MEI Brasil

Sociedade

Sociedade é quando duas ou mais pessoas montam um negócio juntas. O empreendimento poderá se beneficiar dos talentos e da experiência dos sócios.

Entretanto, o desentendimento entre sócios pode se tornar um problema. A responsabilidade é ilimitada, e os sócios partilham os custos, lucros e débitos do negócio.

Para conhecer a legislação brasileira sobre sociedade clique em : Companhia ou sociedade anônima

 

Sociedade de Responsabilidade Limitada

A sociedade de responsabilidade limitada combina a flexibilidade de uma sociedade e os benefícios da responsabilidade limitada, em que seu risco financeiro pessoal se restringe a quanto você investiu no negócio e ao que você deu como garantia para obter financiamento. Esse tipo de empresa tem obrigações legais, incluindo a manutenção de registros públicos de modo similar a uma empresa limitada.

Para conhecer a legislação brasileira para este tipo de empresas, clique em: sociedades por quotas, de responsabilidade limitada

Empresa de Responsabilidade Limitada

Uma empresa de responsabilidade limitada é uma entidade legal distinta, registrada na Junta Comercial. O risco financeiro dos acionistas (integrantes ou proprietários) fica restrito ao valor das ações que eles possuem ou das garantias empenhadas.

Este tipo de empresa tem obrigações legais que vão além daquelas do empreendedor individual ou da sociedade. A empresa tem que apresentar registros contábeis e lucros anualmente à Junta Comercial e usar a palavra limitada no nome.

Para conhecer a legislação brasileira sobre Empresa  de Responsabilidade Limitada clique em: Da empresa individual de responsabilidade  limitada

 

Comentários