2.10 Visão e missão do empreendimento

Escreva uma apresentação da visão do seu negócio para descobrir o que você quer alcançar. Escreva uma apresentação da missão do seu negócio para enxergar porque a sua empresa existe.

Depois de analisar amplamente sua ideia como uma proposta de negócios, os valores que o sustentarão e os direcionamentos para as suas atividades, você está pronto para elaborar uma visão e missão do seu empreendimento.

Visão: Sua apresentação da visão deve revelar aquilo que aspira e descrever a mudança futura que quer trazer. Deve ser uma frase única e refletir claramente seus valores.

Missão: Depois de explorar amplamente sua ideia enquanto proposta de negócio, os valores que estão por trás dela e as motivações das suas atividades, agora você pode tentar criar um esboço da sua missão.

A missão é um resumo claro e conciso da razão pela qual o negócio existe e de suas intenções futuras. Ela pode dizer aos clientes muita coisa sobre o seu negócio. Então, é importante reservar algum tempo para elaborá-la. Pesquise a missão de outras empresas para ter uma ideia.

O ideal é que a missão seja inspiradora, realista e tenha, no máximo, 3 ou 4 linhas. Deve parecer como um resumo do que é a sua empresa, o que você faz, quais são suas intenções de negócios e porque você está nesse ramo.

Estudo de Caso

IKEA

IKEA Visão: Projetar uma vida melhor para muitas pessoas.

IKEA Missão: A nossa ideia de negócio sustenta esta visão, ao oferecer uma vasta gama de produtos de mobiliário caseiro, bem concebidos e funcionais, a preços tão baixos que podem ser adquiridos por uma ampla gama de pessoas.

Comentários