2.2 Princípios de negócios

Obtenha uma compreensão profunda de seus planos, escrevendo um texto persuasivo e curto. Examine o que você faz e porque seus clientes devem importar-se. Comece a desenvolver uma estratégia competitiva seguindo cinco princípios orientadores.

Há duas perguntas que qualquer pessoa que estiver montando um empreendimento deve saber responder num piscar de olhos:

  • Qual é a minha atividade?
  • Por que meus clientes e/ou usuários deveriam se interessar?

Pare por um momento e escreva uma frase curta que resuma o que você faz. Depois, escreva outra dizendo porque isso seria importante para seus clientes. Isso é conhecido como “papo rápido de negócios”. Às vezes, ser conciso é bem difícil. Se você sentir dificuldade, trabalhe as palavras até conseguir algo sucinto e objetivo.

Suas respostas podem ser parecidas com estas:

  • Qual é a minha atividade?
    Eu tenho uma empresa de design de serviço.
  • Por que meus clientes ou usuários deveriam se interessar?
    Porque eu ofereço um serviço criativo que torna os produtos dos meus clientes mais atraentes, ou seja, eles vendem mais.

Para examinar essas questões mais a fundo, aqui vão alguns princípios básicos de negócios que você precisa ter em mente.

01 É preciso que os clientes queiram o que você está oferecendo

Um negócio precisa de renda para sobreviver, e ela depende da demanda pelo seu produto ou serviço. Uma pesquisa de mercado pode ajudar você a descobrir se há demanda ou potencial para ela. Na seção 2.3, nós falaremos mais sobre como detectar oportunidades de demanda.

02 Você tem que dizer como vai atender essa demanda

Você precisa descrever como seu produto ou serviço atenderá à demanda. Fale sobre os benefícios que proporciona em vez de descrever características e funções. Uma forma de conferir os benefícios são as pesquisas de satisfação do cliente. Lembre-se: você quer que seus clientes voltem. Assim, é importante escutá-los.

03 Você tem que continuar apelando para essa demanda

Mesmo depois de saber que a demanda existe e de ter decidido atendê-la, você não pode descansar. A demanda do cliente é como abastecer um carro. Você pode estar indo bem, até rápido, mas se não continuar abastecendo, vai acabar parando. Você pode “reabastecer” desenvolvendo um plano de vendas e de marketing com foco na expansão da clientela.

04 É preciso inovar constantemente para competir e sobreviver

É possível fazer isso com uma estratégia competitiva. Há cinco princípios norteadores que fazem a diferença e ajudam a garantir que o negócio seja focado, produtivo e, no fim, bem-sucedido:

01 Você não é o centro da sua ideia, são os seus clientes.

02 Você não precisa fazer tudo só. Crie parcerias e alianças.

03 Você precisa ter uma visão do seu negócio para posicionar sua oferta e tem que comunicar essa visão com clareza e consistência.

04 Você precisa entender suas motivações pessoais para tocar o negócio, inclusive a importância do retorno financeiro.

05 Você precisa saber medir o desempenho do seu negócio que, em certos momentos críticos, só pode ser medido em termos financeiros.

Estes princípios são a base para tudo que vem a seguir. Se sua ideia de negócios não bater com eles, então você precisa pensar seriamente se vai dar certo.

Comentários