2.6 Valores

Melhore sua motivação e compromisso alinhando seu negócio com seus valores pessoais. Identifique e priorize seus valores preenchendo as folhas de atividades.

Quando você tem seu próprio negócio, você é quem manda, quem decide em que trabalhar. É uma oportunidade de criar um negócio do jeito que você quer, um empreendimento que seja de fato reflexo do seu entusiasmo, da sua paixão e dos seus valores.

Se, por um lado, a lucratividade é vital para qualquer empreendimento poder sobreviver e prosperar, por outro, é essencial que seu negócio e sua forma de geri-lo estejam alinhados com seus valores pessoais. Não necessariamente morais ou éticos, mas simplesmente coisas que fazem com que você se sinta vivo e apaixonadamente comprometido com o que faz. Para algumas pessoas, pode ser servir aos outros; para outras, criatividade ou inovação; e há ainda quem prefira viagens, aventuras ou descobertas.

Você sentirá muito mais energia, comprometimento e entusiasmo se montar, desenvolver e gerir um negócio alinhado com seus valores.

Isso lhe dará mais determinação e desembaraço para superar as dificuldades e os desafios de abrir e manter um negócio.

Seus valores afetarão diversas áreas: como você trabalha, como quer que seu trabalho seja visto e como você interage com seus clientes ou usuários, fornecedores e financiadores.

Apesar de achar difícil pensar nos valores sob pressão, só o fato de descobrir que eu tenho que relacionar meu negócio com meus valores já foi uma lição que eu vou levar para o futuro.

Tom Dowding, designer de conteúdo para celular, Mobile Pie, UK

Valores são diferentes de crenças. Abi Yardimci, especialista em educação criativa e escritor, explica:

A diferença entre uma crença e um valor (para mim) é que você tem muito apreço pelo valor, como algo precioso que você protege contra todas as adversidades para manter intacto. A crença é o que está por trás de suas ações e direciona sua vida. As crenças podem mudar e, quando isso acontece, você vê grandes mudanças em termos de energia, emoção e atitude…

Abi Yardimci

Use a Folha de Atividades 02a: Seus Valores para identificar e hierarquiza-los e incorpora-los ao seus planos de negócio. Nas etiquetas, escreva os valores que são importantes para você.

A tabela abaixo contém uma lista de possíveis valores para ajuda-lo a começar.

Realização

Progressão e promoção

Influenciar os outros

Independência

Honestidade

Ajudar a sociedade

Ajudar outras pessoas

Crescimento

Ganhos monetários

Fama

Integridade

Inovação

Posição no mercado

Liderança

Conhecimento

Estabilidade de emprego

Desafio físico

Liberdade

Desenvolvimento pessoal

Trabalho relevante

Dinheiro

Poder e autoridade

Serviço ao público

Qualidade de tudo com que me envolvo

Reconhecimento

Reputação

Supervisionar os outros

Status

Estabilidade

Amor próprio

Responsabilidade moral/legal

Flexibilidade de tempo

Sabedoria

Trabalhar sob pressão

Trabalhar com os outros

Trabalhar sozinho

Respeito

Harmonia

Estética

Humor

Equilíbrio da vida profissional

Empolgação

Excelência

Estabilidade financeira

Capacidade de decidir

Consciência ambiental

Criatividade Cooperação

Competição

Comunidade

Competência

Mudança e variedade

Enfrentar problemas

Arte

Então, liste os valores que escolheu por ordem de importância e coloque-os nas colunas correspondentes da Folha de Atividades 02a. Tente colocar, no máximo, cinco valores na coluna “Sempre importante”.

Comentários