2.7 Por que os valores são importantes?

Mantenha sua inspiração e comprometimento com foco nos valores. Tome decisões difíceis analisando suas prioridades.

Agora que escolheu seus valores, você pode utilizá-los de várias maneiras. Pense neles como um radar para vasculhar seu trabalho e outras áreas da sua vida e apontar o que está dando, de fato, sensação de satisfação e alegria e do mesmo modo, quais não estão.

Os valores ajudarão você a:

  • Avaliar se sua ideia de negócio honra seus valores.
  • Testar se é preciso ajustar o equilíbrio entre sua vida pessoal e profissional.
  • Continuar empolgado quando lidar com aspectos mais corriqueiros do negócio e quando as coisas não estiverem indo muito bem.
  • Manter o curso quando houver outras propostas ou oportunidades. Por exemplo, o que aconteceria se você estivesse com pouco dinheiro e recebesse uma proposta de trabalho que não se encaixa bem nos seus planos?
  • Comunicar porque alguém deveria prestar atenção ao seu negócio, já que seus valores geralmente se conectam com os valores de outras pessoas.

É  possível que haja uma tensão entre seus valores pessoais e os do seu negócio. Por exemplo, você pode não se importar com dinheiro, mas ter lucro é essencial para construir um negócio sustentável. Então, como você usaria seus valores pessoais para inspirar, orientar e moldar seu negócio? Uma maneira seria observar os vários aspectos de se ter um negócio e pensar, dentre os seus valores, quais seriam mais importantes em cada aspecto.

Sucesso não está muito no valor aquisitivo, no valor físico. O sucesso está muito mais na diferença que fazemos na vida das pessoas.

Isidro Sanene, Ateliê Sanene, São Paulo, Brasil
Comentários