2.8 Valores e branding

Use os valores para construir sua marca e para evitar erros.

Seus valores também são vitais para se construir uma marca e ser coerente em suas ações. Se você agir de uma forma que entra em conflito com os valores que seus clientes entendem, pode haver consequências significativas e até acabar num revés. Foi o que aconteceu com a Innocent Drinks, que recentemente fechou um negócio com a Coca-Cola.

Estudo de Caso

Marca Innocent Drinks (bebidas Inocente)

A Innocent, fundada há 10 anos e festejada por suas bebidas saudáveis e sua ética — ela doa 10% de seus lucros para instituições beneficentes —, provocou uma veemente manifestação de inúmeros consumidores quando a Coca-Cola adquiriu parte da empresa. Foi como se ela tivesse feito um acordo com o demônio. Um deles criticou: “Vocês venderam a alma. É a última vez que compramos produtos de vocês”. Outros lamentaram o fim do conto de fadas: “Nada mais de blogs alegres, e-mails fofinhos, comemorações no estilo de indústria caseira ou mensagens gentis na parte de trás da embalagem, por favor… isso simplesmente não combina mais com a imagem da marca de vocês”.

Eles [fundadores da Innocent] também parecem não enxergar o aparente conflito entre o que a Innocent supostamente defende, valores saudáveis e sociais, e a posição da Coca-Cola como um dos baluartes do capitalismo global.

(Fonte: business.timesonline.co.uk)

... não achávamos que estávamos criando uma marca, estávamos pensando no produto, o nosso modelo de negócios era confuso.

Marilia Martins, Social Enterprise Supporting Artisans, Colybrii, Brasil
Comentários