2.9 O que move o seu negócio?

Construa excelentes negócios por meio da compreensão daquilo que motiva você. Encontre o equilíbrio entre suas paixões, seus talentos e o que te estimula para o sucesso econômico.

Para ser bem-sucedido, você precisa equilibrar sua motivação para transformar sua ideia em um negócio com outras prioridades. 

Se uma empresa tem como motor principal ideias, mas não tem um aspecto comercial, não será sustentável. Do mesmo modo, se um negócio é movido por razões comerciais sem considerar com o devido cuidado a inovação e a criatividade, talvez não consiga avançar no longo prazo. É importante alcançar o equilíbrio entre paixões, talentos e motivação financeira.

Ubuntu significa ‘quando eu vou, todos nós vamos´. Como eu posso estimular o empoderamento da população negra, se ‘eu quero ir sozinha’. Eu tenho que trazer uma outra pessoa.

Cristiane Sampaio (AsoOgé), São Paulo, Brasil

A ilustração abaixo foi desenvolvida a partir de Empresas Feitas para Vencer, de Jim Collins. O autor estudou as qualidades e motivações que eram o diferencial das grandes empresas. Organizações de excelência têm como foco atividades que incendeiam suas paixões, empregam totalmente suas habilidades e talentos e têm uma visão clara de qual a forma mais eficiente de produzir fluxo de caixa e lucratividade robustos e sustentáveis.

 

 

Esta é provavelmente a forma mais fácil de identificar quais são suas paixões, já que as três dimensões são fundamentais para o sucesso do seu negócio. Muitas delas serão indicadas pelos seus valores.
Este guia ajudará você a correlacionar as motivações e as habilidades necessárias para levar a ideia à frente e a constatar a eficiência financeira do que você está propondo.

Comentários