3.10 Projeção de Relacionamentos

Compreenda as principais atividades para o seu negócio, dividindo-as em quatro categorias. Analise quais atividades você pode realizar sozinho para identificar onde vai precisar de ajuda de outros. Entenda como o tipo de negócio que você está executando afeta os tipos de relacionamentos que precisará.

Fazer projeções de processos é só uma parte para compreender como o seu empreendimento funciona e em que áreas você precisa da ajuda de terceiros. Nesta seção, você irá focar nos relacionamentos necessários para que os processos do seu negócio funcionem. Pense no seguinte:

  • Como achar pessoas para ajudar você?
  • Por que alguém iria ajudar?
  • Que tipo de acordo você pode esperar?

O primeiro passo na Projeção de Relacionamentos é entender as quatro áreas de atuação que são necessárias para seu empreendimento funcionar: o Gerador, o Realizador, o Distribuidor e o Cliente.

Gerador/Gerador de Ideia: Suas atividades-chave são pensar, formar e sintetizar ideias; elaborar orientações, designs e conceitos. Esta função envolve o processo de formar e sintetizar ideias. É importante para a área de criação e para o desenvolvimento de conceitos. Se esta é a área com a qual você tem mais afinidade e em que estão seus pontos fortes, é onde ficará tentado a passar mais tempo.

Realizador: Suas atividades-chave incluem transformar as ideias em produto, serviço ou experiência finalizados; fabricação e produção de conteúdo. Esta tarefa envolve o processo de transformação de matéria-prima ou ideias, como roteiros de filme ou uma partitura, assim como materiais físicos, no produto finalizado.

Distribuidor: Suas atividades-chave são distribuir o produto, serviço ou experiência finalizados; entrega, vendas e marketing. Esta tarefa envolve a compra do produto ou serviço finalizado para a revenda ou a coordenação e distribuição dos produtos ou serviços finalizados.

Cliente: Suas atividades-chave incluem comprar, consumir, utilizar ou vivenciar o produto ou serviço. Neste papel, se recebe, compra ou consome um item ou serviço.

Todas as quatro áreas precisam estar funcionando para o seu empreendimento sobreviver. De qualquer maneira, seu negócio não precisa dar conta de todas essas áreas sozinho, isso pode ser alcançado através da construção de relacionamentos com terceiros.

As áreas podem ser sobrepostas às atividades definidas na sua Projeção de Processos.

O diagrama abaixo mostra as quatro áreas de atividades sobrepostas às atividades da Projeção de Processos da empresa de móveis que vimos anteriormente.

Áreas de Atividades do Empreendimento


As caixas coloridas nas seções Gerador e Cliente destacam a importância da atividade online. Os clientes podem consultar online e usar redes sociais para pesquisar e analisar sua oferta, o que pode afetar significativamente o planejamento e o sucesso de seu produto ou serviço. No exemplo acima, isso ocorre apesar da empresa de móveis não vender diretamente para os consumidores e, em vez disso, trabalhar com distribuidores e intermediários. Isto se conhece como B2B (negócio a negócio) ao invés de um empresas B2C (negócio a cliente).

Não há nada fora do comum nesse tipo de relacionamento, mas as implicações para o negócio são significativas. Os distribuidores vão cobrar pelo serviço, seja por comissão ou aumentando o preço, como do atacado para o varejo. Alguns distribuidores abrangem países inteiros (como a indústria de filmes), enquanto outros são mais focados (como os varejistas de moda). A natureza do seu produto e a forma como ele é distribuído vão determinar se você precisa desenvolver um relacionamento ou vários.

O tipo de empreendimento que você está criando e como pretende administrá-lo vão determinar quais áreas de atividade estarão envolvidas.

Comentários