3.5 Seus clientes

Analise as necessidades dos seus clientes na folha de atividades. Sonde seus clientes falando com eles. Evite desperdiçar tempo e dinheiro mais tarde, verificando suas idéias de negócios agora.

Use o exercício de Projeção de Indícios na seção 2.12 que você já fez como auxílio para identificar as necessidades e os benefícios associados ao seu produto ou serviço. Na Folha de Atividades 03a: Seus Clientes, há uma tabela que deve ser preenchida para cada grupo de consumidores. Isso vai ajudá-lo a registrar e estabelecer fluxos de renda viáveis para cada grupo de consumidores ou usuários.

 

Você pode começar a preencher a folha conversando com amigos e família, mas o ideal seria você tentar falar com seus futuros clientes e qualquer um que possa ter envolvimento no fornecimento do produto ou serviço ao cliente.

Esteja aberto a feedbacks e novas perspectivas, pois as pessoas podem lhe dar sugestões em que você não havia pensado. O serviço local de apoio ao empreendedor, bibliotecas, recursos online, o site de Propriedade Intelectual do Brasil e, em São Paulo, ADESAMPA (Agência São Paulo de Desenvolvimento), por exemplo, têm informações que podem ajudar na sua pesquisa.

As questões que você abordará em sua pesquisa vão depender da natureza do seu negócio. De qualquer modo, as informações-chave que você precisa são:

  • Qual é o tamanho do seu potencial mercado?
  • De modo aproximado e de fato, quantas pessoas sua ideia conseguiria atingir?
  • Como você vai abordá-los?
  • Quantos deles irão adquirir seu produto ou serviço?
  • Esse grupo é grande o suficiente para suprir suas necessidades de renda?

... nós estávamos apenas pensando nos artesãos e tínhamos quase virado as costas a outros clientes. As pessoas não devem ter um plano de negócios fixo antes de receber o feedback do mercado, há que ser flexíveis.

Marilia Martins, Social Enterprise Supporting Artisans, Colybrii, Brazil

Se a demanda é grande o suficiente para suprir suas necessidades, então você pode prosseguir. Se não, talvez seja hora de repensar. Você pode tentar melhorar sua ideia ou procurar atingir mais pessoas ampliando sua capacidade de oferta.

A pesquisa de mercado pode ser um processo bem difícil. Você estará abrindo sua ideia a críticas e feedback e há possibilidade de não haver suficiente demanda ou clientes dispostos a pagar para tornar seu negócio viável.

No entanto, não caia na tentação de evitar isso. Se sua análise do potencial do mercado tiver entraves, provavelmente seu projeto de negócio também terá.

Tente ser objetivo. Lembre-se que o foco é testar se sua ideia pode ser tornar um bom negócio. Neste estágio, é fácil mudar a ideia, desenvolvê-la ou largá-la e começar novamente. Isso se torna mais difícil à medida que o tempo passar e você já tiver investido dinheiro e energia nela.

Comentários