3.6 Criando um negócio sustentável

Construa suas idéias e sua pesquisa de mercado planejando processos de negócios eficazes. Entenda a conexão entre suas promessas, seus relacionamentos de negócios e as expectativas dos seus usuários ou clientes. Sustente seu negócio usando a energia e habilidades de outros. Construa um negócio que continuará a ser bem-sucedido ainda sem você.

Existem três aspectos-chave para criar um negócio sustentável:

01 Ter uma ideia clara do que você quer que o seu negócio faça.

02 Saber que existe um público ou mercado para o que você vai oferecer.

03 Desenvolver um negócio que permita a você oferecer um produto ao cliente e vendê-lo por um valor maior do que custa para produzir.

É difícil ser o pioneiro em alguma coisa, mas acabamos conseguindo. Aqui em são Paulo, inauguramos o segmento aplicativo para transporte público.

Bruno de Oliveira, São Paulo, SP

Até agora você usou Projeção de Indícios como auxílio para trabalhar os aspectos 01 e 02 e Seus clientes para analisar o aspecto 02 . As próximas seções vão lhe ajudar a explorar o aspecto 03.

Uma das maneiras de entender como um empreendimento funciona, é pensar na sua atividade em forma de promessas:

  • Você promete aos clientes que vai fornecer um determinado produto ou serviço.
  • Os clientes criam a expectativa de que essa promessa será cumprida.
  • Você trabalha com outros para assegurar que a promessa seja cumprida.

Isso cria um triângulo de promessas entre você, o cliente e a qualidade do seu produto ou serviço.

O Triângulo de Promessas

Qualquer negócio envolve várias áreas, e é pouco provável que você vá cuidar de todas pessoalmente. Portanto, precisará envolver outras pessoas e construir relacionamentos para conseguir cumprir as promessas.

Os indivíduos mais inovadores contam com a própria criatividade e espírito inventivo para guiar seus negócios, sendo responsáveis por cada aspecto da atividade. Devido à energia e ao controle exigidos, essa abordagem é muito difícil e pode acarretar em problemas para você e para o bem-estar do seu empreendimento. Além do mais, é bem provável que você só tenha habilidades e interesses em apenas algumas das áreas do seu empreendimento.

Na maioria das vezes, é muito caro e demora muito para se adquirir as habilidades necessárias para atuar em todas as áreas da empresa.

É preciso determinar que funções são necessárias no seu empreendimento e quais delas você vai desempenhar. Para fazer isso, terá de:

  • Definir onde suas habilidades pessoais e interesses se encaixam dentro do seu empreendimento.
  • Descobrir quais habilidades você terá que aprender para possuir um leque mais completo de conhecimentos em negócios.
  • Identificar que relacionamentos você precisa construir com outras pessoas e negócios para que seu empreendimento tenha sucesso.

As técnicas que chamamos de Projeção de Processos  e Projeção de Relacionamentos vão colaborar para isso. A primeira vai lhe ajudar a descrever todo o processo do seu empreendimento, enquanto a segunda identificará quatro áreas de atividades em que você pode desempenhar funções ou estabelecer relacionamentos para auxiliar seus negócios.

Se conseguir montar um modelo de negócios que permita que seu empreendimento funcione sem seu envolvimento direto, pode-se dizer que você transferiu e incutiu sua ideia em outros. Isso também indica que poderá levantar valores financeiros, criativos e sociais do seu empreendimento enquanto desenvolve outras ideias.

Antes de explorarmos ainda mais a Projeção de Relacionamentos, você precisa compreender os diversos aspectos do empreendimento e como eles se encaixam no processo do seu negócio.

Para fazer isso, use a Projeção de Processos.

Comentários