3.7 Projeção de Processos

Visualize a forma de como seu negócio funcionará criando uma projeção de processos. Obtenha uma visão geral de seus processos de negócios dividindo-os em estágios de engajamento, desenvolvimento e entrega. Crie um modelo de seus processos de negócios preenchendo uma folha de atividades.

Uma projeção de processos é um plano detalhado ou esquema que explica como esperamos que algo funcione. Então, esse exercício vai lhe ajudar a visualizar como seu empreendimento vai realmente funcionar, como será executado, e também a identificar todas as atividades envolvidas num resumo anual através de um planejamento dia a dia.

Fazendo todo esse trabalho de resgate de auto-estima, eu comecei a ter mais acesso à minha cultura.

Cristiane Sampaio, AsoOgé, Cidade Tiradentes, São Paulo

Antes de começar a desenvolver a projeção de processos do seu empreendimento, vamos ver alguns fatores operacionais que você precisa considerar.

Há diferentes tipos de negócios especializados em diversas áreas de atuação. Por exemplo, a atuação de um joalheiro é bastante diferente da de um produtor de filmes. No entanto, até nesse exemplo existem semelhanças. Todos os negócios, sejam eles baseados em produtos ou serviços, têm um processo que consiste em uma fase de abordagem ao cliente, uma fase de desenvolvimento e uma fase de entrega.

Estágio de Abordagem: Este é o momento adequado para planejar quem são os clientes em potencial e persuadi-los a comprar os serviços e produtos de você.

Estágio de Desenvolvimento: Este é o momento adequado para desenvolver seu produto ou serviço para os consumidores.

Estágio de Entrega: Este é o momento adequado para levar seu produto ou serviço ao consumidor.

As atividades que são realizadas na frente do cliente nós chamamos de atividades de palco, e aquelas que são realizadas fora da vista do cliente chamamos de atividades de bastidores. Os exemplos mostrados no diagrama abaixo ilustram mais ou menos como esse processo deve ser em uma empresa de design.

As áreas sombreadas são atividades que você não podem cobrar diretamente do cliente: as pesquisas de mercado, ações promocionais ou custo de venda. Você tem que tirar esses gastos da sua margem de lucro. É por isso que empreendimentos que não conseguem passar da fase de abordagem — ou que estão focados somente em pesquisa de bastidores e desenvolvimento — irão, no fim das contas, fracassar.

Use a Parte A: Estágios Operacionais da Folha de Atividades 3b: Projeção de Processos e indique quais aspectos do seu empreendimento são considerados atividades de palco e quais são considerados atividades de bastidores, assim como em cada etapa do processo de entrega ocorrem, partindo da abordagem para a entrega.

 

Comentários