3.8 Fazendo uma Projeção de Processos

Mapa de como você vai planejar, realizar e entregar sua ideia. Trabalhe sua Projeção de Processos de forma invertida para identificar a maneira de como chegará ao seus objetivos. Evite problemas mais tarde identificando potenciais gargalos e planejando onde você precisará de ajuda de outros

Uma maneira simples de entender como o seu empreendimento vai entregar/executar produtos/ serviços é desenhar, usando fluxogramas, os vários estágios de planejar, realizar e distribuir seu produto ou serviço. Para criar uma Projeção de Processos, faça o mapeamento de como você vai ter a ideia, como vai executá-la e como vai entregá-la ao cliente.

Um bom começo é responder às seguintes questões:

  • Como imagino que será o funcionamento do meu empreendimento?
  • Como localizar e atrair os meus clientes?

  • Como produzir o que eles querem?

  • Como distribuir aquilo que produzirei?

Pode ser que você ache mais fácil se imaginar na etapa de venda do produto ou serviço ao cliente e depois fazer o caminho inverso.

Cada esboço ou projeção de processo é diferente. A seguir, dois exemplos: um mostra um processo simplificado para uma empresa de design de móveis, e outro mostra, mais detalhadamente, o processo de chegada num aeroporto e de embarque num voo, com determinadas tarefas e pessoas envolvidas.

Estudo de Caso

Empresa de móveis

Projeção simplificada para uma empresa de design de móveis.

Desenhar o móvel

Fazer o protótipo

Contatar o fabricante

Produzir o móvel

Achar um revendedor

Vender aos revendedores

Estudo de Caso

Empresa de aviação

Projeção de Processos detalhada para uma empresa de aviação.

Os objetivos desse fluxograma são identificar:

  • As tarefas que precisam ser realizadas em cada estágio do seu negócio.
  • As pessoas encarregadas de cada tarefa.

A partir desse processo, é possível identificar quais são os estágios críticos, onde o processo pode encontrar gargalos e onde pode falhar porque você não tem o conhecimento ou os recursos necessários. Esse diagrama permite que veja em que partes do seu empreendimento precisa atuar e quais deve administrar.

Eu queria trazer para a loja, além da própria venda do material, um pouco mais de cultura. Fazer com que as pessoas realmente entendessem o que elas estavam consumindo, que é o consumo consciente.

Cristiane Sampaio, AsoOgé, São Paulo, SP
Comentários