4.11 Ferramentas de promoção e marketing: Marketing direto, promoções, vender pessoalmente

Use pesquisas atualizadas e segmentação de mercado para que os clientes potenciais realmente leiam o correio personalizado. Use telemarketing como uma ferramenta de venda, promoção ou pesquisa. Envie e-mails para clientes que concordaram em estar na sua lista de correio. Impulsione às suas vendas ao oferecer promoções a curto prazo. Transmita sua mensagem e colete comentários valiosos falando aos clientes diretamente

Marketing Direto

Mala Direta: pode ser uma ferramenta muito útil no marketing entre empresas e permite que você personalize e direcione sua comunicação. Mas tenha cuidado quando enviá-la aos clientes. É bom evitar ser visto como “lixo postal” ou ficar perdido em meio a ele. Para ser eficaz, é preciso atualizar constantemente seu banco de dados. Faça uma pesquisa por conta própria ou adquira de fontes confiáveis uma lista atualizada de potenciais clientes.

Telemarketing: pode difundir, vender ou oferecer um produto ou serviço. É possível reunir informações sobre clientes empresariais, o que permite que você elabore um banco de dados abrangente e atualizado de clientes atuais e potenciais. Você também pode usá-lo para acompanhar clientes potenciais depois de abordá-los através de e-mail, carta ou panfleto.

E-mail marketing: tem a vantagem de ser imediato, barato e altamente direcionado. E-mails podem ser monitorados usando um software específico, indicando quando foram abertos e em que links o usuário clicou. É melhor evitar mandar anexos, já que podem ser bloqueados pelo servidor do destinatário ou ele pode ter receio de abrir.

É fundamental mandar e-mails apenas para aquelas pessoas que em algum momento concordaram em receber informações de sua parte (por exemplo, se assinaram uma newsletter, já são clientes ou perguntaram alguma coisa sobre seu produto).

Há sérias implicações legais em relação ao uso de e-mails. Por isso, é indispensável que você siga as normativas sobre cancelamento de assinatura de mensagens. É provável que organizações de apoio a empresas recém-criadas possam dar orientações sobre o assunto. Há uma lista de organizações desse tipo no Módulo 01.

Promoções

Promoções são ações de curto prazo para encorajar os clientes a comprar e maximizar as vendas por tempo limitado. Isso inclui a redução de preços, cupons de desconto, compras conjugadas, crédito sem juros e garantia estendida. O uso constante de descontos, porém, pode prejudicar a imagem do produto ou serviço.

Vender pessoalmente

O marketing direto lhe permite escutar as necessidades de clientes potenciais e atuais e divulgar a cultura e os valores do seu negócio. Essa interação pessoal também lhe proporciona uma valiosa oportunidade de obter um feedback em primeira mão dos seus produtos, do seu empreendimento e dos seus concorrentes.

Comentários