4.15 Planejamento de marketing

Desenvolva um plano de marketing seguindo um processo de seis etapas. Melhore a utilidade de seus objetivos de marketing mantendo-os SMART. Implemente o plano criando um gráfico de tarefas críticas de marketing. Dimencione e controle o plano contratando um gerente de projeto dedicado a esta função.

Desenvolvendo um planejamento de marketing

Um planejamento de marketing é uma rota claramente definida e detalhada para executar sua estratégia de marketing e deve espelhar os objetivos do seu plano de negócios.

Os elementos de qualquer planejamento de marketing são seis, alguns dos quais já foram abordados anteriormente. São os seguintes:

01  Missão

02  Análise DAFO (Debilidades (fraquezas), ameaças, fortalezas e oportunidades)

03  Objetivos de marketing

04  Estratégias de marketing

05  Implementação do planejamento

06  Avaliação e monitoramento do planejamento

 

01 Visão e Missão

A missão é um resumo claro e conciso da razão pela qual o negócio existe e de suas intenções futuras. Isso já foi abordado no Módulo 02: Iniciando a decolagem. <hyperlink to 2.10>.

 

02 Análise DAFO (Debilidades (fraquezas), ameaças, fortalezas e oportunidades)

Resume a posição estratégica da sua empresa. Veja a análise DAFO que você já fez, também no Módulo 02. <hyperlink to 2.14>.

 

03 Objetivos de marketing

Seus objetivos de marketing devem se basear em suas fortalezas e fraquezas. São componentes essenciais do seu plano de negócios e devem seguir um cronograma específico. Os objetivos devem ser:

  • Específicos: por exemplo, aumento de 10% nas vendas
  • Quantificáveis: aumento de 10% nas vendas
  • Viáveis: é preciso ter equipe e recursos financeiros suficientes para alcançar os objetivos
  • Realistas: devem ser possíveis de ser alcançados
  • Por tempo determinado: devem ser definidos prazos e cronogramas

04 Estratégias de marketing

As estratégias de marketing são os meios pelos quais os objetivos de marketing serão atingidos.

Essas estratégias estão contempladas nos 7 passos: a Proposta Comercial Exclusiva do Produto, a Praça onde será vendido, o Preço que será cobrado, como será a Promoção, as Pessoas que estarão envolvidas, os Processos de fabricação, venda e entrega e a Percepção Física do ambiente em que você atua.

05 Implementando o Planejamento

Seu planejamento de negócios define:

  • Suas pretensões
  • Como cada objetivo será atingido
  • Que meios serão utilizados para isso

Preencha a planilha Ações Essenciais de Marketing para servir como auxílio e orientação às suas ações. Nela, você listará todas as ações a serem executadas com os respectivos prazos e pessoas responsáveis. Os custos de execução das ações deverão constar em um orçamento.

Siga o exemplo abaixo.

Use a Folha de Atividades 04b: Ações essenciais de marketing como guia para elaborar e implementar seu planejamento de marketing.

 

06 Avaliação e monitoramento do planejamento

Assim como deve ser feito com o plano de negócios, você precisa monitorar e avaliar regularmente os progressos das suas ações de marketing tanto em termos de recursos humanos quanto financeiros.

O ideal é ter uma pessoa atuando como gerente de projeto para acompanhar o andamento do trabalho e monitorar os resultados. Qualquer desvio no progresso ou nas finanças deve ser resolvido, ajustando-se o planejamento de marketing conforme necessário. Uma boa Planilha de Ações essenciais de marketing junto com dados financeiros precisos permitirão que o planejamento seja monitorado e avaliado de forma eficiente.

Eu ofereci o guia Monte seu Próprio Negócio Criativo e Bem-Sucedido para minha equipe, o que os ajuda a entender tudo, desde o processo de custos até a geração de ideias de negócios on-line.

Da Thao, Contemporary Fashion Designer, Tsafari, Vietnam
Comentários