4.16 Projeção financeira

Controle suas finanças considerando os potenciais impactos de decisões e mudanças. Use suas prioridades pessoais para informar seus objetivos financeiros.

As decisões que você tomará em relação ao seu empreendimento sempre vão ter impactos financeiros. Algumas mais do que outras. A localização do seu negócio, a forma como você determina o preço do seu produto ou serviço, quem são seus fornecedores e quanta publicidade está sendo feita trarão importantes consequências financeiras.

Para ter de fato total controle do seu negócio, você precisa estar ciente dos impactos financeiros das decisões antes de tomá-las e também como as mudanças no cenário corporativo vão afetar sua empresa. Será preciso ainda mensurar o desempenho do seu negócio em termos do lucro ou excedente que você auferiu depois de deduzidos salários, despesas e custos.

Com meu projeto comecei a ganhar vários prêmios de design, e financiamento para desenvolver o produto. No curso, você sai com uma ideia de negócio e aprende a falar de negócio de forma objetiva e aplicável.

Érica, Projeto Colmeia, São Paulo, Brasil

Pense que respostas você daria às perguntas a seguir. Elas abordam tanto o seu estilo de vida quanto seu trabalho e sua criatividade. É possível que suas concepções mudem com o tempo.

  • Quanto dinheiro eu quero ganhar por ano?
  • Quanto de mim eu quero dedicar ao trabalho?
  • O que eu sinto em relação a contratar pessoas ou trabalhar com sócios?
  • Qual é minha postura quando se trata de assumir riscos?
  • Durante a construção do meu negócio, qual será, provavelmente, o grau de autodisciplina que eu terei?

Estas outras perguntas dizem respeito ao tamanho e à capacidade do seu negócio.

  • Que faturamento anual (isto é, suas vendas no período de um ano) me faria chegar à conclusão de que meu negócio está consolidado?
  • Quanto os meus concorrentes cobram pelo produto ou serviço deles?
  • Como eu vou gerar o volume de vendas que preciso?

Quando eu percebi que eu poderia estudar design, que era o que eu amava, pensei: Eu vou conseguir trabalhar onde eu moro. Minha história está aqui, e eu conseguiria beneficiar esse espaço onde eu nasci e cresci.

Erika, Projeto Colmeia, São Paulo, Brasil
Comentários