4.18 Riscos

Evite surpresas desagradáveis, prevendo riscos e planejando como lidar com eles

Todos os negócios enfrentam os mais variados riscos, como perder espaço para a concorrência, a falência de um fornecedor ou aumento nos custos de transporte. É fundamental estar ciente dos riscos que seu negócio pode enfrentar. Pense no seguinte:

  • Quais são os principais fatores de risco que afetam / definem a lucratividade básica do meu negócio? (Podem ser coisas como mudança de preços da concorrência, gargalos de suprimentos ou marketing ineficiente).
  • Qual o grau de importância de cada um desses fatores para o meu negócio?

Essas perguntas podem parecer complicadas, mas é importante lembrar que o objetivo não é chegar a um conjunto de respostas perfeitas! Isso simplesmente não existe — ninguém pode prever o futuro. As questões visam ajudar você a pensar nas consequências financeiras das suas decisões e preparar para as perguntas que outras pessoas, tais como seu gerente de banco, provavelmente vão fazer sobre seu negócio. Faça testes com diferentes formatos de precificação, projeções de vendas e custos de marketing para ver o impacto de cada elemento desses.

Se quiser auxílio nesse ponto, você pode entrar em contato com os serviços de apoio ao empreendedor da sua região para pedir orientações e informações. Na seção Próximo passos, no Módulo 01 há uma lista de contatos úteis.

Comentários