4.20 Elaborando um fluxo de caixa

Use o modelo para criar sua folha de atividades sobre seu fluxo de caixa. Altere alguns dados em sua planilha para ver como elas afetam seu fluxo de caixa

Há uma planilha de Excel mostrando o fluxo de caixa de um negócio imaginário que fabrica e vende produtos, mas também gera renda com licenças e serviços. Poderia ser um designer que produz e vende suas próprias peças e também atua como consultor para outras empresas. (Nas folhas Seus Clientes  e Projeção de Relacionamentos, já foram identificados os tipos de fonte de renda do seu negócio.)

 

 

Você pode usar um formato similar para desenvolver um fluxo de caixa para o seu negócio. Seu fluxo de caixa deve incluir:

 

Área cinza-clara: Entradas de Caixa

Temos três itens:

  • vendas de produtos,
  • receita de licença e
  • serviços de consultoria.

Estão inclusos o volume de vendas e as estimativas de preços, além de uma suposição de qual seria o primeiro mês de vendas. Uma concessão financeira e um empréstimo conseguido foram colocados como fontes também.

 

Área vermelha-clara: Saídas de Caixa (ou Custos)

Foram feitas algumas estimativas de custos diretos por unidade produzida e das principais categorias de custos indiretos, além da quantia gasta em equipamento (veículos, maquinário, computadores, etc.) e o mês dos gastos.

 

Área cinza-escura: Custos / Receitas Financeiras

Foi estimada a taxa média de rendimento no caso de saldo positivo na conta empresarial e também os juros em caso de saldo negativo.

As projeções são mensais para o primeiro ano e anuais para os dois anos seguintes. Isso dá uma visão mais detalhada no curto prazo, possibilitando que eventuais problemas sejam detectados e remediados rapidamente. Ao mesmo tempo, traça um panorama de longo prazo suficiente para dar uma ideia do verdadeiro potencial econômico do negócio.

Planilhas de cálculo de fluxo de caixa podem ser conseguidas com um serviço de apoio ao empreendedor ou o gerente do seu banco. Modificando as estimativas e observando as consequências disso em termos de fluxo de caixa, você terá uma ideia de como as mudanças podem afetar seu negócio.

Comentários