4.6 O Mix de Marketing: Preço

Obtenha lucros cobrando preços que são mais altos do que seus custos. Compreenda que seus custos incluem tempo, materiais e despesas gerais, além do custo de vender seus produtos ou serviços. Use seu preço para comunicar o valor e qualidade de seu produto ou serviço

O preço do produto ou serviço gera renda e, o mais importante, lucro, enquanto todos os outros elementos do Mix de Marketing geram custos. É essencial que você compreenda a relação entre preço, custo e lucro.

A explicação está resumida abaixo:

 

CUSTO = O que se gasta para produzir, inclusive tempo, material e despesas gerais.

PREÇO = O que você pode cobrar no mercado com base no valor e no custo.

LUCRO = PREÇO – CUSTO

 

Você deve definir o preço do seu produto ou serviço em um nível aceitável para o mercado. É preciso também pensar se você está oferecendo um artigo de luxo ou popular, bem como o preço que os concorrentes cobram por produtos ou serviços similares ao seu.

Se for caro demais, pode ser que não venda bem se os benefícios que traz ao cliente não forem reconhecidos. Por outro lado, produtos muito baratos não vão dar retorno suficiente para cobrir os custos e sustentar o negócio. O preço baixo também pode dar a entender que se trata de algo de baixa qualidade.

O preço do seu produto ou serviço deve incluir tanto os custos para produzi-lo quanto os demais custos associados à sua venda, conforme exposto no tópico Praça.

O meu bairro está conhecendo o meu trabalho e eu quero que as pessoas daqui o conheçam porque ele tem o perfil da Cidade Tiradentes.

Cristiane Sampaio, AsoOgé, Cidade Tiradentes, São Paulo, Brasil
Comentários