4.7 O Mix de Marketing: Promoção

Divida seu mercado-alvo em submercados, criando personagens. Use sua pesquisa para comunicar a mensagem correta aos submercados certos. Use uma variedade de canais de marketing para que seu negócio e seus produtos sejam notados. Planeje sua mensagem, sua audiência, seu orçamento e a dimensão do seu sucesso antes de começar. Evite desperdiçar dinheiro fazendo escolhas certas para seu público usando os processos marketing mais adequados

Para escolher os meios apropriados de divulgar o seu produto ou serviço, você precisa levar em conta quem é seu cliente e como você chegará até ele.

A segmentação de mercado é a divisão do seu mercado global em submercados compostos de pessoas que têm as mesmas necessidades. Isso possibilita que você se comunique com elas da forma mais adequada.

Por exemplo, se seus usuários e/ou clientes são donas de casa para quem você quer vender um aparelho de monitoramento de consumo de energia, então precisa analisar os submercados por faixa etária. Pessoas idosas terão mais interesse em um produto que ajuda a controlar a conta de energia? Donas de casa jovens terão mais interesse nisso porque se preocupam com questões ambientais? Esse tipo de pesquisa pode ajudar você a desenvolver mensagens publicitárias e usar ações de marketing dirigidas a esses submercados.

Para analisar os submercados, você pode subdividir seus mercados consumidores utilizando as seguintes categorias:

Comportamento: utilização, frequência, impressões favoráveis, conveniência

Perfil: estilo de vida, personalidade, formador de opinião/seguidor

Fatores socioeconômicos: profissão, renda, localização, lealdade/padrões de consumo, idade e sexo

Se você está fazendo a segmentação de mercado, você pode levar em conta os seguintes aspectos:

Tamanho da empresa: pequena, média ou grande

Tipo de indústria: pública ou privada, em segmentos tão diferentes, como por exemplo, tecnologia da informação, financeira, educação, mídia, entre outros.

Localização: municipal, estadual ou federal.

 

Ferramentas de Promoção e Marketing

Depois de definir bem seu produto e os mercados relevantes, você deve pensar em como fazer seu negócio e seu produto serem percebidos.

Nem todo método de comunicação vai servir para o seu negócio. E os métodos que você usa podem mudar à medida que seu negócio crescer e se desenvolver.

Antes de entrar em qualquer ação promocional, é preciso que esteja claro para você:

  • Que mensagem você quer comunicar?
  • Quem é seu público?
  • Qual é a melhor forma de se comunicar com ele?
  • De quanto você dispõe para gastar?
  • Como você pode descobrir se a comunicação deu certo?

Ao ser um empreendimento em fase inicial, você precisa fazer o melhor uso de suas finanças e recursos para se conectar com seus clientes.

Algumas ações promocionais são caras e devem ser cogitadas apenas para certos produtos ou mercados e em certos estágios do ciclo de vida do produto.

Não teria muito sentido gastar muito dinheiro com propaganda em uma revista de luxo se os seus clientes compram seu produto pela internet.

As seis principais ferramentas para difundir seu negócio e produto ou serviço são:

Comentários