4.8 O Mix de Marketing: Pessoas

Use a Projeção de Relacionamentos para criar e manter uma imagem e proteger sua reputação. Escreva comunicados de imprensa convincentes para que os jornalistas compartilhem sua história com seu público

Relações Públicas (RP) envolve criar e manter uma imagem para o seu negócio ou produto que seja a essência dos seus valores e integridade que crie uma reputação para você.

A impressão que você causa por meio da cobertura da mídia tem alta visibilidade e perdura bastante. Assim, é importante que você tente controlar o volume e o conteúdo das notícias sobre o seu negócio.

Se você optar por se comunicar com a mídia através de releases, é essencial que a informação aí contida tenha valor como notícia. O fato de você achar que alguma coisa na sua empresa ou no seu produto é interessante, não os torna uma boa matéria.

Para merecer cobertura da mídia, é preciso ser suficientemente interessante ou importante para o público ou parte do público, por exemplo, um novo produto ou nova pessoa, um investimento ou um novo contrato.

Escrever infinitos releases e mandá-los para inúmeros editores e jornalistas de um banco de dados de veículos de imprensa não é a forma correta de conseguir divulgação. Do mesmo modo, se mandar releases toda semana simplesmente para se manter na mídia, você corre o risco de prejudicar sua imagem.

Se me restasse apenas um dólar, eu gastaria em relações públicas.

Bill Gates

Jornalistas recebem centenas de releases por dia. Assim, é importante que você direcione informações relevantes para os jornalistas certos, de acordo com a área de interesse deles.

Se você não tiver condições de contratar apoio profissional de Relações Públicas, as regras do Tolvado (Solaads, em inglês) podem ajudar você a fazer sua mensagem chegar a ser veiculada. As colocamos a seguir:

Tema: Qual é o tema da matéria?

Organização: De que organização vem a matéria?

Localização: Onde fica localizada?

Vantagens: Que vantagens para o público e/ou a empresa essa história traz?

Aplicações: O que o tema dessa matéria faz e quem pode fazer uso ou se beneficiar disso?

Detalhes: Quais são os detalhes precisos (se for sobre uma pessoa, detalhes biográficos; ou, se for um produto, dimensões, escala, etc.)?

Origem: Quem criou esse release e quais são os dados para contato?

Usar as regras do Tolvado ajudam na hora de construir a matéria. Outra dica para fazer um release é incluir todos os principais elementos da matéria no primeiro parágrafo. Assim, se um editor ler o seu release, vai se interessar imediatamente e terá em mãos todos os dados relevantes.

Comentários